13 alternativas de programas famosos do Windows para o Linux (+extras)

Logo do Windows ao lado da logo do Linux

Para quem está migrando entre os sistemas e precisa ter alguns programas rotineiros — como Paint, Windows Media Player, Word, entre outros — saiba que há ótimas alternativas dentro do Linux, inclusive algumas visualmente bem parecidas.

Costumo instalar essa lista assim que faço uma instalação nova do Linux. Os programas aqui listados foram selecionados com base na sua semelhança visual aos programas do Windows. Além de serem gratuitos até para uso em empresas. :)

1. Paint – Kolour Paint

Tela do programa Kolour Paint
Kolour Paint

Excelente alternativa para substituir o clássico Paint muito usado para rabiscar, brincar com crianças ou até quebrar aquele galho cortando imagens. Além de super leve, o visual é muito idêntico.  

2. WordPad – AbiWord

Tela do programa Abiword

Um editor de texto completinho e talvez até melhor que o famigerado WordPad, pois tem funções extras e é muito leve. Não pense que você vai escrever seu TCC complexo nele, mas para produção de documentos mais simples no dia a dia, quebra um galho rapidamente.

3. Internet Explorer ou Edge – Chrome ou Firefox

Telas dos programas Firefox e Chrome

Navegadores que substituem muito bem os concorrentes da Microsoft e, cá entre nós, todo mundo já conhece e usa mesmo no Windows.

4. Microsoft Office – WPS Office ou LibreOffice

Tela do programa WPS Office
WPS Office

Todo mundo precisa de um editor de textos, gerenciador de planilhas e criador de apresentação em slides, seja para o trabalho, escola ou algo pessoal. O WPS Office é a cópia chinesa idêntica dos programas da Microsoft (botões e menus idênticos), o programa é gratuito, porém exibe propaganda. Caso queira, há uma opção compilada em Snap sem propagandas aqui. Já o LibreOffice tem a vantagem de normalmente já vir o instalado em quase todas as distribuições Linux.

5. Windows Media Player – VLC Media Player

Tela do programa VLC Media Player

Alternativa ao Windows Media Player clássico para assistir vídeos e ouvir músicas em diversos formatos. O VLC já vem com diversos codecs.

6. uTorrent ou BitTorrent – qBittorrent ou Transmission

Para distribuir e baixar arquivos no formato .torrent, o qBittorrent é o mais recomendado por ter a mesma aparência do uTorrent. Já o Transmission é um gerenciador de torrent bem mais simples e leve.

7. Nero Burning Room – Brasero ou K3B

O K3B é visualmente semelhante ao Nero, mas eu prefiro o Brasero por ser mais simples e direto ao ponto na gravação de mídias.

8. Winamp – Qmmp

Tela do programa Qmmp

No auge das músicas em MP3, o Winamp era muito usado para ouvir e gerenciar a biblioteca de músicas. Dentro do Linux temos o Qmmp para fazer a nostalgia com um visual bem semelhante.

9. Windows Games – Gnome Games Collection

Lista de jogos

Lembram daqueles joguinhos clássicos que vinham sempre instalados no Windows - Paciência, Campo Minado, Mahjong, FreeCell, Xadrez, etc - que sempre quebram um galho e ajudam a passar o tempo enquanto esperamos baixar aquele arquivo demorado ou quando terminamos um trabalho mais cedo? Pois no Linux também tem! Basta instalar o Gnome Games Collection, que tem até mais jogos dentro do pacote.

10. Adobe Acrobat Reader – Adobe Reader 9.5.5

Tela de abertura do Adobe Reader 9.5.5

Normalmente as distros Linux já vem com um leitor de arquivos PDF instalado (como o xReader ou Evince). A Adobe deixou de atualizar o Reader no Linux, portanto a última versão disponível é a 9.5.5 (2013) que ainda funciona para visualização geral, inclusive para PDF com formulários XFA.

11. WinZip ou WinRAR – PeaZip

Mais uma vez, normalmente as distros Linux já vem com um gerenciador de arquivos compactados que funciona muito bem, mas para quem quiser algo ainda mais semelhante ao WinZip, podem usar o PeaZip tranquilamente para abrir milhares de formatos de arquivos compactados diferentes.

12. Photoshop – PhotoGIMP

Tela do programa PhotoGIMP

O notório software de edição de imagens tem um concorrente a altura no ambiente Linux: o GIMP. Mas aqui estamos falando do PhotoGIMP, uma versão customizada do GIMP que contém os mesmos botões, menus e atalhos do Photoshop para facilitar a adaptação de quem está migrando. 

13. CorelDRAW – Inkscape

Para quem trabalha com imagens em vetores, criação de material gráfico ou impressos em geral, o Inkscape pode ser um bom programa alternativo.

Extras

Aqui listo alguns programas não tão comuns, mas que podem ser útil no seu dia a dia para realizar algumas tarefas dentro do Linux, são eles:

Emuladores: Wine ou PlayOnLinux
Pode ser que em algum momento você precise emular um programa do Windows dentro do Linux.

Leitor de eBook: Calibre
Programa praticamente unânime para leitura, conversão e organização da sua biblioteca de livros digitais (EPUB, MOBI, AZW3, PDF e muitos outros formatos). Ele lê, converte e cria em praticamente todos os formatos de eBooks. 

Chamadas de vídeo: Skype ou Zoom
Para chamadas de voz ou video com amigos, ou em grupo.

Internet Banking: Warsaw
Esse é um software de segurança usado pela maioria dos bancos para acesso no Linux. Para instalar recomendo a leitura desse artigo.

Gerenciador de Pacotes: Snap e Flatpak
Esse são gerenciadores de pacotes para instalação de alguns programas que são distribuídos nessas plataformas. E dependendo da sua distribuição do Linux, será necessário habilitar para facilitar a instalação de alguns programas. Recomendo a leitura desse artigo sobre os Snaps e esse outro artigo sobre Flatpak.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem