Os melhores programas gratuitos para Macbook e iMac

Imagem: Escritório, Trabalhador autonomo, Computador, Macbook.
Imagem de xsmo por Pixabay


Se você é um recém-chegado ao mundo Mac ou acabou de reinstalar o sistema operacional, pode ser difícil saber por onde começar para instalar os programas que precisa. Felizmente, existem muitos programas excelentes disponíveis gratuitamente para Mac, muitos deles Open Source. Aqui está uma lista de alguns dos melhores programas gratuitos para Mac:

1. Suite Office - A iWork Suite é a Suite Office da Apple, que inclui Pages, Numbers e Keynote. Esta Suite Office foi paga por muitos anos, mas agora é distribuída gratuitamente. Assim como também há o clássico LibreOffice. E como última opção, há o WPS Office, mas precisa se registrar, apesar de ser gratuito, é chato ter que fazer esse procedimento para usar algo tão simples.

2. Editor de texto simples - O iText Express é um editor de texto simples e leve que pode substituir o MS WordPad.

3. Editor de texto para programadores - O Visual Studio Code é um programa obrigatório para muitos programadores. Além disso, o CotEditor é um programa muito útil para leitura rápida de códigos.

4. Leitor de arquivos PDF - O macOS nativamente abre arquivos PDF, mas alguns tipos de PDF exigem o Adobe Reader.

5. Editor de imagens básico - O Preview, que vem com o macOS, é capaz de fazer algumas edições básicas, mas o PaintBrush é uma boa alternativa para fazer rascunhos e diagramas. O Pinta é uma boa opção para aqueles que precisam de ferramentas de edição mais avançadas.

6. Editor de imagem profissional - O PhotoGIMP é uma ótima alternativa ao Adobe Photoshop. O Inkscape é uma ótima opção para quem precisa criar gráficos vetoriais escaláveis.

7. Desinstalação de programas - O AppCleaner é um programa que localiza todas as dependências espalhadas pelo sistema e exclui os arquivos relacionados a um programa.

8. Compactação de arquivos - O The Unarchiver é um programa que descompacta diversos formatos de arquivos que o macOS não suporta.

9. Tocador de vídeos - O VLC é uma opção universal para tocar diversos formatos de vídeo. O IINA foi feito exclusivamente para o macOS.

10. Navegar na Web - O Chrome e o Firefox são opções universais e obrigatórias para todos os sistemas operacionais.

11. Gerenciador de pacotes - O Home Brew é um gerenciador de pacotes que instala programas dentro do terminal com linhas de comando.

12. Alguns aplicativos extras... Itsycal é um calendário simples e fácil de usar. O NAPS2 Scanner é um programa que permite escanear várias páginas em PDF sem complicação. O qBittorrent e o Transmission BT são boas opções para quem precisa baixar arquivos torrent. O Spotify e o Deezer são plataformas para ouvir músicas em streaming. O Stats é uma ferramenta que dá informações sobre a máquina de forma detalhada e exibe diretamente as informações de vários componentes da máquina no topo da tela. O Free Ruler é uma régua virtual para medir objetos em centímetros. O New File Menu é um programa que permite criar arquivos .txt diretamente na pasta em que se está trabalhando. O Mounty é um aplicativo para macOS que permite ler e gravar arquivos em discos formatados no padrão do Windows (NTFS). Com ele, usuários podem facilmente acessar e manipular arquivos em pendrives e HDs externos, sem precisar se preocupar com a compatibilidade entre os sistemas operacionais.

Com essa seleção de aplicativos, você poderá desfrutar do seu Mac ou iMac sem se preocupar em gastar dinheiro com programas básicos e úteis para o dia a dia. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem